sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Em varios lugares hoje é feriado: Dia da Consciência Negra 20 de novembro.

"História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira."

fonte
_______________________________________________________

"Historias nossas histórias, dias de luta, dias de glória!"
É um dia importante para negros e [/deveria ser para todos,mas infelizmente ainda existe o preconceito e o racismo.Independente se negros ou brancos de certa forma todos temos sangue correndo nas veias e nossas origens e descêndias são negras! [/eu me orgulho muito disso!
Sinceramente eu admiro muito a coragem, a garra e a força, espero que um dia as pessoas deixem o preconceito de lado e tratem todos sem diferença.
Tem um episodio em uma novela da Record que retrata extamante o que aconte muitaas vezes por causa do nosso preconceito idiota: - um rapaz negro (Guiga) vê um jovem deixar a carteira cair no chão e abaixa-se para pegar e devolver ao dono.
Logo o dono começa a gritar achando que estava sendo roubado e um segurança aparace para preender o suposto ladrão. "o mesmo negro que controi seu apartamento ou que lava o chão de uma delegacia é revistado e humilhado por um guarda nojento, muitos negros roubam, MAS muitos são roubados." Talvez quando você assisti uma novela pensa que isso é clichê mas é realidade [/infelizmente em pleno ano 2009 ainda existe o preconceito.
O mais impressionante é que a sociedade não se importa quer dizer se um negro rouba, todos os negros são ladrões. Se um branco rouba os "brancos" não são chamados de ladrões! Existem pessoas e pessoas disso todos nós sabemos e não se pode julgar se ela é honesta ou não pela cor da sua pele. Hoje pela manhã eu estava assistindo o jornal uma reportagem que falava sobre o dia da consciência negra, sobre os indices de negros nas prisões e no trafico, e é ai que você percebe o quão grande a sociedade é preconceituosa. Sempre alguém diz que o negro é ladrão é isso e aquilo, mas se ninguém da oportunidade pra pessoa fazer o certo fica complicado tentar, é claro que não vou defender agora as pessoas que estão fora da lei. O que eu quero dizer é que se houvesse mais oportunidade, se os negros fossem tratados de maneira igual não haveria tanta bagunça! Mas o problema é que os proprios racistas não admitem que são racistas realmente, e passam esse pré-conceito para os filhos e não percebem que dessa maneira estão transformando seus filhos em pessoas ruins.O que importa se ele é negro e você loiro do olho azul, ou se você carnivoro e eu vegetariana, se eu torço pro Santos e você e corintiano, se meu amigo é catolico e eu evangelica, se é bonito ou feio, ou gordo e magro, se sou uma tagarela e adoro falar e você é super queto.Qual é o problema, o que quê tem ser diferente. E daaaaai??????????????]
"Nenhum tipo de racismo se justifica, ninguém explica." Precisamos amar nosso semelhante como a nós mesmo, tratá-los como gostaríamos que fôssemos tratados.
E agora deixo uma reflexão de Martin Luther King: “Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter”. Isso é o que espero assim como ele de coração!
A todos nós brasileiros, negros e brancos feliz dia da Consciência Negra!
(Então que morra o preconceito e viva a união racial)\o/

E a você que é racista eu só tenho uma coisa a declarar e está na letra dessa música aqui em baixo: Leia e ouça e vê se aprende que PRECONCEITO É BURRICE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário